Caros amigos, veremos agora como construir a sua lista de e-mail marketing de permissão.
Entenderemos primeiro alguns conceitos e então veremos a estratégia para construir a base.
Na coluna passada, comentamos que para uma campanha de e-mail marketing de sucesso precisamos de uma premissa: a sua lista deve ser opt-in.
Se você acha que comprando um cd com 1 milhão de e-mails você já está pronto para o e-mail marketing, você nem sabe o mal que está fazendo para a imagem sua empresa.
Tipos de permissão
Antes de vermos propriamente como contruir a lista opt-in, precisamos entender alguns conceitos de listas de permissão.
opt-in: é a lista de permissão dada pelo próprio usuário que deseja receber e-mails da sua empresa.
double opt-in ou opt-in confirmado: é a confirmação do opt-in por e-mail.
É a garantia de que o destinatário realmente confirmou a entrada em sua lista. Isto impede que alguém coloque um e-mail invalido ou cadastre um e-mail de outra pessoa.
opt-out: é uma lista de pessoas que não deram permissão, também conhecida como NS(Não Solicitado).
É o exemplo do cd com 1 milhão de e-mails ou de clientes que são seus, mas que não permitiram envio de e-mails. A permissão não pode ser presumida, deve ser bem clara. O termo também é associado ao descadastro(unsubscribe) de uma lista opt-in.
Construindo a sua lista
Normalmente para construir a lista, é utilizada uma página do próprio site como um "fale conosco" e nele teria uma checkbox(campo de sim ou não) que pode ser marcada caso haja interesse em assinar a lista. Outra opção é ter uma área do site solicitando apenas o e-mail da pessoa para fazer parte da newsletter.
Existem também outras opções diferentes de apenas usar o seu site. Vejamos:
Relacionamento direto. Em um atendimento telefônico(ou telemarketing), ou no próprio Ponto de Venda(PDV), você pode coletar os e-mails de clientes e prospects para receberem comunicados e promoções.
Folheteria. Não esqueça de informar em todas as peças da sua empresa como cartões de visita, papéis timbrados, o seu endereço eletrônico e o site. Se possível, informe também que o usuário pode se cadastrar em seus informativos periódicos.
Assinatura de e-mail. Além de servir como estratégia de divulgação do seu site, também pode servir para informar sobre a sua lista.
Em todas as maneiras de construir a lista opt-in, você deve deixar claro o que o destinatário irá receber. O que você está estabelecendo com o cliente é um marketing de relacionamento.
Diferentemente do marketing de interupção, você deve oferecer algo relevante a ele, afinal o seu objetivo é estreitar o relacionamento com o cliente. Falaremos sobre marketing de relacionamento com mais detalhes em uma próxima coluna.
Já fiz tudo isto, e agora?
Para que sua lista opt-in seja realmente válida, você não pode esquecer:
Nunca venda ou alugue sua lista para ninguém. Quando alguém fornece o seu endereço de e-mail, o faz pela confiança no seu site. Imagine se alguém resolve distribuir o seu e-mail para TODAS as empresas do planeta. Haja caixa de entrada.
Não use listas alugadas. Permissão não se empresta nem se transfere.
Se a pessoa permitiu receber e-mail da empresa XPTO, no máximo você pode enviar uma oferta por intermédio da empresa XPTO.
Política de privacidade. Tenha uma política em seu site e informe nela como você utilizará os dados coletados. Seja claro e franco e nunca desrespeite sua própria política.
Relevância. Forneça ao seu cliente apenas o que ele quer.
Seja relevante. Não adianta enviar e-mail ofertando produtos para gatos se ele só tem cachorro.
Respeite o cliente. Isso é o mais importante.
Se você chegou até aqui, é por que você sabe o quanto o SEU cliente é importante. Responda prontamente as suas mensagens, forneça link para o caso de ele não conseguir visualizar, tenha sempre link para descadastro, ou seja, respeite o cliente.
Conclusão
Ao contruir uma lista opt-in de e-mail marketing, deve-se ter muito cuidado com que está na sua base.
Vale mais ter uma base pequena com interesse, do que uma base de e-mail gigante sem ninguém realmente interessado. Reforçando, trate seu cliente como você gostaria de ser tratado.
Haja sempre com bom senso e ética.
- Quem faz o profissional é você.
Sucesso e até a próxima pessoAll.
Fonte: www.webpaulo.com
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