sábado, 5 de setembro de 2009

Qual o melhor dia para enviar E-mails?

Escrito por Murilo Gun



De acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisas eRoi em 2005, a sexta e o domingo foram considerados os dias mais eficazes para enviar uma newsletter, pois são os dias da semana que apresentam a maior taxa de abertura e a maior taxa de cliques.

Por outro lado, levando em consideração que o alto índice de retorno é reflexo da menor quantidade de e-mails enviados nesses dias, este resultado pode variar bastante.


Se a grande maioria das empresas passarem a optar pelo envio no domingo, por exemplo, esse dia pode passar a ter baixos índices de retorno.Uma prova dessa grande possibilidade de variação é que, dois anos depois (em 2007), a eRoi divulgou um novo relatório com um cenário bastante diferente: o final da semana passou a ter índices baixos e a quarta-feira tornou-se o dia com melhores resultados.


De acordo com pesquisa realizada em 2007 pela WBI Brasil, a segunda-feira é o dia favorito para envio de newsletters. Em 2007, 87,02% das empresas que utilizam e-mail marketing com freqüência disseram preferir mandar as ações durante a semana, sendo que 15,72% (a maioria) escolheram o primeiro dia da semana.


No sábado e domingo, somente 2,96% das companhias fazem os envios.Existem diversas pesquisas sobre o assunto e cada uma delas traz conclusões diferentes. A recomendação, portanto, para definir o melhor dia para o envio, é conhecer os hábitos do seu público-alvo.


Se, por exemplo, o perfil do público for essencialmente corportivo (ou seja, acessa o e-mail em horário comercial), o envio no final de semana talvez não seja adequado, pois o usuário provavelmente acessará sua caixa postal apenas na segunda-feira, e a sua newsletter disputará a atenção do usuário com todos os spams enviados durante o final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário