sábado, 5 de setembro de 2009

A importância da sua empresa estar na Internet nos dias de Hoje...

(reportagem exibida no programa pequenas empresas grandes negócios)



Há seis meses, o empresário Eduardo Noronha trocou a loja física de artigos esportivos por uma virtual.



“Hoje a loja virtual vende o dobro do que a loja física. Isso foi muito legal e me surpreendi quando vi”, comemora.


Lucro maior e estoque menor. Para o empresário e o sócio, César Pacces, vender pela Internet é sinônimo de baixo custo. A grande vantagem é que a loja virtual tem estrutura enxuta.


Numa sala de oito metros quadrados funciona toda a empresa. De um lado fica o estoque de produtos e do outro os equipamentos necessários: impressora, telefone e computador. No final das contas é possível montar uma loja virtual como essa com R$ 7 mil.


Quando o cliente faz o pedido, o funcionário já imprime uma etiqueta com nome, endereço e embala o produto. Depois, é só despachar pelos correios.


“A agência dos Correios dá um código para a gente e repassamos um e-mail informando o cliente, para que ele possa com aquele código fazer o rastreamento da encomenda dele”, explica.


Mas, para vender bem, é preciso cuidar da imagem da loja virtual como se fosse uma loja física. Uma opção é contratar um designer. Segundo os empresários, a loja deve ter fotos ampliadas, promoções em destaque e vitrine sempre renovada.


Para tornar a loja conhecida, é preciso investir em publicidade. Todo mês, os empresários gastam R$ 600 com anúncios em sites de busca.


“A gente faz uma coisa que se chama links patrocinados. Nós patrocinamos a palavra-chave que a pessoa coloca na busca. Então, ela digita a palavra-chave e a nossa empresa aparece no topo da busca. O internauta clica e entra no nosso site. Pra gente esse é o nosso ponto comercial”, explica César.

No entanto, vender pela Internet também tem dificuldades. As principais são o medo e a desconfiança dos clientes. Uma solução é ter sempre um telefone para esclarecer dúvidas e fidelizar o cliente. A loja também precisa oferecer proteção aos internautas.


“O site tem que ter o sistema de segurança - onde aparece um cadeadinho na parte inferior do site -, pois está se tratando de uma página criptografada, que é a compra segura. Além disso, você tem que oferecer para o cliente todos os tipos de informação a respeito da empresa, ou seja, onde ela é, como ela é”, ensina César.


Para quem tem todos esses cuidados, montar uma loja virtual pode ser uma boa oportunidade de negócio. É o que garante o coordenador do programa de varejo da Universidade de São Paulo, Cláudio Ângelo.


“Esse mercado está crescendo fantasticamente. Hoje, pelos dados do IBGE, temos 32 milhões de internautas, sendo que em torno de 20 % fazem compras regulares por esse caminho. E temos tido crescentemente uma participação maior das classes menos abastadas”, revela.


O consultor dá mais uma dica: a concorrência na Internet é cada vez maior. Só quem se diferencia consegue chamar a atenção do consumidor.


“É preciso lembrar que você deve escolher um particular segmento de mercado. Se você atuar genericamente, é muito provável que sua atividade fique completamente dispersa. E mesmo que você tenha um excelente serviço, não será encontrado”, alerta.

Hoje a loja virtual dos empresários César e Eduardo recebe cerca de 100 visitas por dia. As vendas crescem 40 % ao mês. São clientes como o esportista Ulisses da Silva.


“Eu achei que não tinha desvantagem nenhuma de comprar pela Internet, já que pela loja ou pela Internet só ia provar mesmo o produto na piscina. Achei legal a vantagem e decidi comprar”, conta.


10/09/2007



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